Oss! Junte-se a mais de 2000 karatecas!

Entre para nossa lista de karatecas e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

Obrigado pelo envio!

KATA: 53 Maneiras Diferentes de Treinar e Melhorar


KATA DE KARATÊ
KATA DE KARATÊ


Oss! Guerra aqui! Você gosta de Kumite?

Incrível e preciso te dizer que estamos bem com isso.

Hoje existem milhares de maneiras diferentes de se treinar kumite,  varia técnicas de sparring e equipamentos para os mais variados treinos.

Mas...

E o Kata?

Os milhares de Karatecas do mundo todo que precisam de maneiras diferentes de se treinar seu kata...

O que você encontra?

Nada?

Bem, 

Eu era uma dessas pessoas até que decidi fazer disso meu desafio.

Hoje vou compartilhar com você as super 53 melhores maneiras de treinar e melhorar seu kata que eu descobri, que pode ser utilizado para todos os estilos de karate.

O kata é muito mais do que os olhos vêm.

Então vamos lá!

1. Faça Kata em espelho:  Estudos mostram que quando passamos a realizar algo do lado oposto do que fazemos convencionalmente, geramos mudanças neurais positivas em nosso cérebro. fazer o kata do lado contrário, vai te ajudar a criar um sistema neural mais eficiente.

2. Faça o kata do fim para o começo: Fique em posição do ultimo golpe que você aplicou, comece a refazer o kata, começando do ultimo movimento até acabar no primeiro. tem o mesmo efeito do anterior, porém um pouco mais difícil.

3. Faça o kata do fim para o inicio e em espelho: Este é uma confusão total para nossa cabeça, vai parecer até que você está aprendendo um novo kata. o objetivo é fazer com maior velocidade e forca possível, boa sorte com isso!

4. Faça o kata com olhos vendados: Preparado para testar seu equilíbrio? a visão nos ajuda muito e nos trás confiança, os olhos vendados vai treinar seus outros 4 sentidos fora sua intuição e equilíbrio. É um dos meus prediletos!

5. Faça os movimentos rápidos devagar: As vezes nosso kata vira algo totalmente automático, parece que apertamos um botão e nosso corpo simplesmente vai. mas quando a gente faz devagar nos ficamos presente ao momento, então as partes que forem com velocidade no seu kata faça em velocidade lenta.

6. Faça os movimentos lentos rapidamente: Ao contrario do cenário acima, todas as vezes que você se deparar com um movimento de controle muscular, com uma velocidade lenta, faça-os rápido, assim o kata terá uma velocidade constante.

7. Faça os movimentos rápidos devagar e os lentos rapidamente: esta é a combinação dos dois exercícios, o Equilíbrio e contraste o forte e o suave ("GO" e "JU" em japonês).

8. Faça seu kata apenas com a parte superior do corpo: Faça os movimentos apenas do seu tronco, membros superiores e cabeça, não se mova da cintura para baixo. 

9. Faça o kata apenas com a parte inferior do corpo: Qualquer pessoa pode fazer esses exercícios, mas já que você está focando em apenas uma parte do seu corpo, exercite seu kime, seu hara, velocidade e explosão.

10. Faça o kata em sua mente: Nosso cérebro não consegue distinguir bem a imaginação da realidade. use isso como uma vantagem para treinar seu kata em qualquer lugar, até mesmo na fila do banco. basta fechar seus olhos e se imaginar praticando seu kata favorito.

11. Cronometre o kata em sua imaginação, depois faça-o fisicamente: Isso acontece para não ocorrer "gagueira" de kata. as pessoas são gagas porque sua mente pensa mais rápido que seu corpo fala, assim elas entram em conflito e a pessoa gagueja, no kata isso acontece quando nos perdemos no meio do caminho e dá um "branco" ficamos simplesmente travados sem saber o próximo movimento. faça sua mente e corpo entrar em harmonia.

12- Faça seu kata com roupas do dia a dia: Coloque seu sapato, bermuda, calça, camisa ou jaqueta, como você costuma se vestir, faça o kata e veja como seria os movimentos dentro da sua realidade, torne-o pratico.

13. Faça kata fora do dojo: As vezes o ambiente faz com que a gente fique associando o local aos movimentos. tente fazer ao ar livre, onde não existem paredes para você se basear.

14. Faça o kata em velocidade máxima: Sem trapaça, mas também sem se preocupar tanto com sua estética. Faça-o em sua velocidade máxima, ligue seu modo turbo, tente faze-lo na metade do tempo que você faz normalmente,

15. Faça o kata em velocidade super lenta!: Acredite, isso é uma verdadeira tortura! se você tentar executa-lo em velocidade super lenta, como um vídeo em "slowmotion" você verá suas pernas se tremendo e sua mente querendo desistir... é ai que vem o espirito. Fudoshin!

16. Coloque pessoas ao seu redor com equipamentos de proteção: treine suas técnicas do seu kata atingindo com força total, peça para seus parceiros vestirem os equipamentos de proteção e treine como se fosse uma luta real, full power!

17. Faça o kata com pessoas batendo em você: Essa é uma maneira muito usada no goju e varias escolas de okinawa, no fim da cada movimento peça para alguém lhe aplicar alguns golpes para verificar se sua técnica está forte e sua base firme.

18. Faça seu kata com pesos e tornozeleiras: pegue um peso de 5,7, 8kg que seja suportável, bem como uma tornozeleira também com peso, e treine seu kata, mas não faça com velocidade isso poderia machucar suas articulações.

19. Treine Bunkai: Aliais foi para isso que o kata foi criado!

20. Treine partes especificas: Analise as partes que você sente mais dificuldade e treine especificamente estes movimentos.

21. Treine um único movimento: Utilizo muito este treino principalmente em katas como o unsu, ou empi, onde temos movimentos mais complexos.

22. Faça o kata 100 vezes: Quer treinar sua resistência? seja bem vindo ao inferno.

23. Faca cada movimento 10 vezes: Treine cada técnica 10 vezes e voltando para o movimento anterior, até completar dez vezes, depois passe para o próximo.

24. Faça o kata usando apenas uma base da sua escolha: escolha a base que você quer treinar, faça todo o kata apenas usando esta base.

25. Faça o kata com apenas um braço: Amarre um braço em suas costas, e com o outro faça o kata. Você verá a importância do hiki-te neste momento.

26. Faça o kata na água: Uma piscina, o mar, um lago, escolha um local e treine, a água traz um tipo único de resistência, teste isso!

27. Faça o kata quando estiver com raiva: O kata pode ser excelente para desenvolver seu controle emocional, exploda seus movimentos, coloque força total, canalize a raiva para a técnica. Parece algo de filme, mas de fato não é. "Teste e verás" 

28. Faça o kata com armas: De fato o Kobudo sempre andou junto com o karate, experimente fazer seus katas com alguma arma do kobudo.

29. Misture um kata com outro: Faça o primeiro movimento de um kata e em seguida o primeiro de outro kata, depois o segundo movimento do primeiro kara com o segundo movimento do segundo kata. Você vai se divertir com isso, acredite.

30. Filme seu kata: As vezes achamos que nosso kata é o máximo, até nos ver com nossos próprios olhos. o Kata filmado faz a gente perceber de uma maneira muito mais eficiente onde etão nossos erros e assim corrigi-lo, isso faz você ser seu próprio sensei.

31. Faça o kata em uma apresentação: Se coloque em posição de pressão, onde todos estão olhando para você, você terá uma experiência única se nunca fez antes, isso vai te ajudar a controlar o stress, suportar pressão, lidar com ansiedade. quando varias pessoas estão olhando para você seu cérebro entende isso como uma situação de perigo. Suor nas mãos, pressão na cabeça, respiração alterada, isso será alguns sintomas se você estiver fazendo isso pela primeira vez.

32. Faça o kata escutando musica: Existem musicas que nos fazem ficar agitados, que nos dão motivação, outras que nos deixa relaxado e algumas ate que nos deixam tristes. Escolha uma musica que te traga boas energias e treine seu kata escutando-as.

33. Acompanhe um grande karateca: pegue seu celular, laptop, e leve para o dojo, veja alguém que você admira executando o kata e tente acompanha-lo, perceba o ritmo que ele usa cada movimento, copie depois inove!

34. Faça o kata com limitação de respiração: Você pode usar uma mascara de simulação de alta altitude, ou caseiramente, amarrar um tecido entre seu nariz e boca. O objetivo é limitar sua respiração fazendo seu corpo se esforçar mais, melhorando seu nível de fadiga e de stress mental.

35. Faça uma serie com pesos pesados e depois um kata: Vá a sua academia, e pegue pesos pesados, treine uma repetição curta e logo em seguida execute seu kata com explosão. Isso é conhecido como "Treinamento complexo" 

36. Escolha 4 defesas e 4 ataques existentes no seu kata e treine com o parceiro: Faça ele aplicar os 4 ataques escolhidos e você defende com as 4 defesas escolhidas, depois troque.

37. Faça o Kata com movimentos super longos:  Exagere na sua base, no movimento de sua defesa, imagine movimentos de Kung Fu, tente torna-los harmônicos, e teste sair da caixa "cotovelos para dentro, ombros para baixo e punhos cerrados".

38. Faça o kata de frente ao espelho: Espelhos podem te ajudar muito a corrigir pequenas falhas, se você tiver oportunidade, treine varias vezes suas técnicas em frente ao espelho.

39. Faça o kata com uma perna fixa: apenas uma perna pode se mover, a outra não pode sair do lugar, você consegue montar este quebra-cabeça?

40. Gire até ficar tonto e faça o kata: Isso é bom para simular uma situação de pre-nocaute, onde você leva um golpe e fica com as capacidades motoras um pouco limitada. experimente, alguns irão cair no chão, tome cuidado!

41. Faça o Kata sem a parte de cima do Karate Gi (Kimono): Preste atenção em sua respiração, contração do hara, contração muscular, posição do cotovelo, veja o que o Karate Gi esconde.

42. Faça o kata sob contagem: Peça para alguém contar os movimentos, fique total relaxado e presente ao momento, sem ficar pensando muito no próximo movimento, quando for feita a contagem "BUM" exploda, utilize toda sua velocidade e explosão.

43. Faça o Kata em situações extremas: Treine no calor, no frio, sobre chuva ou sob neve. Isso vai fortalecer seu espirito, aguentar pressão, e aprender o como funciona suas emoções. O Karateca é aquele que vence a si mesmo!

44. Faça o kata em ladeiras: Escolha um local inclinado, realiza seu kata, veja como as bases serão modificadas e importantes neste momento.

45. Faça o kata com alguém tentando lhe distrair: Peça para seu amigo simular golpes, fazer caretas, ou algo totalmente inusitado para tirar sua atenção, a única coisa que ele não pode fazer é tocar em você.

46. Faça o kata com um livro na cabeça: comece lentamente, veja o controle do seu corpo, sua consciência corporal, aos poucos tente aumentar a velocidade.

47. Faça o kata sobre uma bola de pilates: o objetivo é testar ao máximo deu equilíbrio, você pode começar de joelhos e com o tempo, tentando ficar em pé na bola realizando movimentos do kata. você pode fazer isso também ficando com apenas um pé no chão.

48- Pegue um papel e desenhe os movimentos de um kata: isso vai forçar a sua memorização, estimular as ligações neurológicas e estimular a criatividade. vai te ajudar a nunca se esquecer dos seus katas.

49. Faça o kata em 1m²: Você não pode usar mais que um quadrado do tatame, troque as bases, encurte os golpes, faça o possível para não sair deste espaço. Isso é muito bom para treinarmos como seria nossos movimentos em locais confinados.

50. Faça seu kata com todos os músculos do seu corpo tencionados: desde o dedo do pé até a sua testa, tencione todos os músculos a cada técnica, isso fará seus músculos encherem de sangue, muito eficaz para aquecimento.

51. Faça o seu kata com total relaxamento: tencione o minimo possível, punhos tão leves que os dedos ficam semi abertos.

52. Faça o kata completo com as mãos abertas: teste como seria, as horas de aplicar um teisho ou um shoto gedan barai, ou um sukui uke. 

53. Faça o kata como se estivesse em uma luta real: imagine que sua vida depende disso. Sem parar, com força, sem se preocupar com estética, sua vida está em jogo, você precisa sobreviver! Sobreviva!

Oss!!

Acredito que essas sejam minhas 53 maneiras diferentes de se treinar o kata.

não importa o estilo!

Se você gostou do artigo, compartilhe Facebook ou marque alguém nos comentários do Facebook.

As pessoas vão te agradecer!

Acredito que existam outras formas, que talvez você saiba e eu não.

Escreva Abaixo! Vamos tentar chegar a 100 maneiras diferentes!

132 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo